Visões sobre a Antiguidade Tardia



. 
O Cristianismo e Antiguidade Tardia - um estudo introdutório sobre a questão, por Carlo Moreschini e Enrico Norelli.

. 
Algumas palavras sobre a Antiguidade Tardia – Neste texto, o professor Waldir Oliveira apresenta alguns dados básicos sobre o conceito de “Antiguidade Tardia”.

. 
Sobre a Antiguidade Tardia – Waldir Oliveira apresenta em seu livro “Antiguidade Tardia” um breve quadro dos acontecimentos da época

. 
Uma Nova Antropologia - Uma visão sobre as mudanças na percepção do corpo e da sociedade na Antiguidade Tardia, por Peter Brown.

. 
O Declínio da Civilização Antiga - Apesar de antigo, o livro "História de Roma" de M. Rostovtzeff continua interessante em muitos aspectos. Aqui, selecionamos dois textos sobre o final da civilização antiga, no qual o autor apresenta suas noções sobre o assunto.

. 
Causas do Declínio da Civilização Antiga - Após uma apresentação do quadro histórico, Rostovtzeff aplica as noções conceituais sobre o tema. Comentado por Mayte Vieira.

. O Conceito de Antiguidade Tardia - Henri Marrou apresenta a questão da Antiguidade tardia na introdução de seu clássico livro, "Decadência romana ou Antiguidade Tardia?", texto que marca o emprego do termo na historiografia.

. 
O Fim do mundo antigo - uma introdução- por Ferdinand Lot, uma visão (antiga) sobre o conceito de fim do mundo antigo. 1926.

. 
Conclusões sobre o Fim do Mundo Antigo - uma proposta da visão de conjunto de Lot sobre o final do mundo antigo. Comentado por Mayte Vieira

. 
O Fim do Mundo Clássico - extraído do clássico de Peter Brown, "O Fim do mundo clássico" - junto com o livro de Marrou, considerado um dos pilares na definição da época e da terminologia.

. 
A ressurreição do Ocidente: 350-450 - continuação do Livro de Brown, analisando a primeira fase da antiguidade tardia.

. 
O Preço da Ressurreição: A sociedade ocidental, 450-600 
- finalizando esta apresentação do texto de Brown, uma introdução a segunda fase da antiguidade tardia.