O Reino Franco

a) Desaparecimento da realeza borgonhesa.
Clóvis não conseguira ane­xar o reino borgonhês, que parecia destinado a formar um enclave no reino franco. A posição e a organização da Borgonha pareciam dar a esta rea­leza hipóteses de perdurar.

Enquadrado pelos planaltos de Champanhe e do Jura, este reino ocupava o corredor rodaniano até Avignon e interceptava' todas as relações entre a Gália e a Itália. Instalados desde 475, os Burgúndios tinham sabido aliar·se às populações romanas e conservar boas relações com o Império. Gondebaud, rei em 485, deixou fama de príncipe humano e inteligente; mandou redigir, sem dúvida por galo-romanos, dois códigos, um para a população das grandes cidades e de Lião, a sua capital a Lex Romana Romanorum, outro para o seu povo, a Lex Burgondio­num, chamada depois «Lei Gombette». Estas leis determinaram a partilha das terras e as relações jurídicas entre as pessoas, mas mantiveram a desigualdade entre Bárbaros e Romanos. Porém, parece que a fusão das suas sociedades se fez bastante cedo. O que poderia tê-lo impedido era a fidelidade dos Burgúndios ao arianismo. De facto, se Gondebaud conservou até à morte esta crença religiosa, ele não era nada intolerante e o seu principal conselheiro foi o bispo católico de Viena, Santo Avito. Esta grande personagem da família senatorial dos Aviti, primo e discípulo literário de Sidónio Apolinário, conseguiu levar ao catolicismo o sucessor de Gondebaud, seu filho Sigismundo (516-523). Tudo parecia anunciar um grande reino.

Infelizmente para Sigismundo, os vizinhos do seu reino eram demasiado ousados. Retomando os projectos de seu pai, encorajados pela mãe, Clotilde, sobrinha e vítima de Gondebaud, os filhos de Clóvis invadiram a Burgúndia em 52.3, enquanto, no Sul, os seus aliados astro gados ocupavam as planícies do Baixo Ródano e Sigismundo foi aprisionado e tortu­rado, mas o seu irmão Godomar conseguiu manter­-se até 5.34. Um novo ataque dos Francos obrigou-o a fugir e o seu reino foi partilhado entre Childeber­to, Clotário e o seu sobrinho Teodeberto. Eles ocuparam mesmo a Provença, que os sucessores de Teodorico, ameaçados por Justiniano, não tiveram possibilidade de defender: a posse de Arles e de Marselha fazia do reino franco uma potência medi­terrânica (536). Nada restará da ocupação dos guer­reiros de «Gunther» na Gália. Só o nome de uma província, a Barganha, lembrará a efémera perma­nência destes germanos.

b) A realeza franca no século VI
A conquista da Borgúndia não passa de um episódio da expan­são dos Francos em direccão a leste. Os filhos de Clóvis herdaram o ímpeto do pai, impõem o seu domínio aos Turíngeos e aos Bávaros a leste e dominam os Saxões e os Frisões a norte.
Se lhes é possível reunir os seus esforços é porque, contrariamente aos reinos anglo-saxónicos, os reinos francos nascidos das múltiplas partilhas (teilreiche) que a morte de um soberano ocasiona conservam, porém, características comuns e instituições semelhantes.

Destas instituições a principal é a monarquia. Ao contrário dos príncipes godos, o rei merovíngio lembra mais os chefes germânicos que os imperadores. Ele herda dos seus antepassados não só o traje, como os hábitos de guerra e de devassidão. Só o interesse e o capricho o fazem agir e a idéia do bem comum lhe é estranha.

Se certos decretos revelam preocupação pelo bem comum, isso é devido a uma influência eclesiástica. Da mesma forma, o exercício da justiça muitas vezes se confunde com a percepção dos direitos de justiça. O “palácio” continua a ser uma espécie de acampamento que se desloca segundo as necessidades materiais; os dignatários que seguem o rei são os camerarius, que toma conta das câmaras, em especial da do tesouro, o major domus, administrador da villa real, o sinischal, chefe dos lacaios, ou o marischal, responsável pelas cavalariças. Sem dúvi­da, devemos igualmente mencionar o referendário, de que de­pendem os serviços administrativos do rei. O merovíngio que reina sobre populações romanas deixou, com efeito, numerosos autos escritos, todos redigidos por galo-romanos e que lembra­riam os autos imperiais se as regras do latim neles fossem observadas,

Para fazer aplicar os editos nas diferentes re­giões do seu reino, os principes enviam condes francos ou romanos, que, nos limites da cidade, têm plenos poderes: mandam aumentar os impostos segundo o hábito imperial e as taxas indirectas (alfândegas, peagens, direitos sobre as mercadorias, portagens, etc.) para maior proveito do tesouro real; recrutam os exércitos quando rebenta uma guerra com um soberano vizinho; dirigem os deba­tes do tribunal (mallus) e são ajudados nessa tarefa por aqueles que os textos chamam Boni Homines, ou ratchimbourgs, sem dúvida os notáveis da cida­de. Os abusos de poder do conde não são raros, mas são denunciados por aquele que se torna uma espécie de defensor da cidade, o bispo.

O bispo merovíngio é, com efeito, igualmente poderoso. Sen­do, em geral, galo-romano (dos 536 bispos reunidos nos concílios, entre 475 e 576, 28 têm nomes de origem germânica), os bispos têm a confiança do rei e a simpatia das populações. De origem aristocrática, são quase os únicos a ter uma cultura e, o que é mais importante, possuem numerosas terras. Estes bens, que a caridade e a piedade dos fiéis aumentam continuamente e que mais tarde. graças ao privilégio de imunidade, escaparão ao controlo fiscal do rei, permitem-lhes sustentar os seus clérigos, resgatar os cativos, socorrer os pobres, construir igrejas ou monumentos de interesse público (fortificações, diques, etc.). A isto acrescenta-se o prestígio religioso desses "homens de Deus», pregadores ou taumaturgos, que, no meio da anarquia geral do século VII, aumenta constantemente.

c) A preponderância austrasiana nos sé­culos VII / VIII. - A acção dos bispos contribui em parte para realizar a fusão entre os diversos povos da Gália. Quando Gregório de Tours escreve a História dos Francos, conta, na verdade, a história de todos aqueles que são súbditos dos Merovíngios e que, conscientemente ou não, se sentem solidários no mesmo destino. Mas essa fusão realizou-se quase exclusivamente nas regiões compreendidas entre o Loire, o Marne e o Escalda (Nêustria). Noutros lados, a influência germânica foi muito fraca (Aqui­tânia, Borgonha, Provença), nula (Armórica) ou preponderante (regiões do Leste).

São essas regiões, chamadas Austrásia no sé­culo VII, que no decurso das guerras civis que se seguem ao reinado de Dagoberto (629-639), vão decidir a sorte da Gália Franca. Uma família des­cendente de Pepino de Landen (perto de Liege) e de Arnoul, bispo de Metz, consegue impor a sua polí­tica aos reis merovíngios e, graças a Pepino de Herstal, vence os Neustrianos (687). A morte deste provoca de novo a anarquia, mas um dos seus bastardos, Carlos, restabelece a situação e tem a sorte de deter perto de Poitiers uma invasão muçulmana (732). Desta vez, a família austrasiana ganha uma situação sólida e o filho de Carlos, Pepino-o-Breve, pode aprisionar o último merovíngio e tomar o seu lugar. Para realizar o que se chamou o «golpe de Estado de 751», Pepino apoiou­-se nas forças germânicas do reino, cujo centro de gravidade se desloca das regiões marítimas para os vales do Mosa e do Reno. Mas teve sobretudo o apoio da Igreja e do arcebispo de Mogúncia, São Bonifácio, com quem realizara a reforma eclesiás­tica na Gália. Além disso, consultado o papa, este aprovou a mudança de dinastia. Enfim, é sagrado o novo rei à maneira dos reis visigodos. A aliança que se estabelece entre a igreja católica e a família carolíngia está destinada a ter futuro.

por RICHE, P. As Invasões bárbaras. Lisboa: europa-América, s/d.veja também Mapas e Cronologias


Voltar para A Civilização dos Bárbaros